terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Matador de Gigantes e Eu

"..até que um dia o Vitor deitou na rede comigo, e me perguntou se eu lembrava daquela novela que a menina raspava todo o cabelo e chorava muito, quando eu disse que sim, ele me disse que o assunto que todos falavam na casa sem me explicar nada era esse, ele podia estar com câncer."
(8/08/2003.)

Eu e o Vitor sempre fomos amigos, quando a gente voltava pra casa depois da escola, ele segurava minha mão, fechava os olhos e dizia: "agora eu não vejo mais nada neném, me leva..". Cada degrau eu gritava pra ele não cair, (um tempo depois descobri que ele nao fechava completamente os olhos, frustrante).. Quem diria que anos depois esse controle do Vitor se ferir ou não, já não estaria mais em minhas mãos.

Lembro que Vitor estava em Belém, quando precisou fazer uma nova cirurgia. Justo nesses dias eu estava no acampamento.  Quando voltei pra casa, Vitor havia amputado o braço esquerdo.Fui para o hospital vê-lo. Minha irmã estava lá, me abraçou, e pediu para que eu tentasse não chorar, porque isso poderia deixar o Vitor triste. Quando entrei no quarto, ele sorriu e disse "Oi neném."  Com tranquilidade, ele perguntou se eu queria olhar o braço, então lembro dele levantando o lençol. Se vocês já ouviram meu irmão dar seu testemunho, ele conta que nesse dia, pediu para que Jesus sentasse ao seu lado numa cadeira, para que chorasse ao seu lado.. não há duvida que isso aconteceu.

Diversas situações fica dificil de esquecer. Atualmente vivemos os momentos mais críticos desses quase nove anos, e meu amor e admiração pelo Vitor só cresce e se fortalece. Desde agosto até o final do ano passado ele esteve internado no hospital, o maior prazer era estar ao lado dele naquele sofazinho rasgado. Tivemos conversas que me fortaleceram,conselhos que nunca ninguém me deu, vieram do meu irmão, deitado numa cama de hospital. Sem poder me olhar nos olhos, o Vitor desligou a televisão, talvez como uma forma de mostrar que se importava com o que eu pensava, e funcionou tão bem! Agradeci a Deus com lágrimas aquele dia simplesmente por ele existir.

Um outro gigante derrubado nesses ultimos seis meses foi quando Vitor veio pra casa para tentar se recuperar. Montamos sua cama na sala, porque ele não tinha condições de subir as escadas. Como ele não poderia dormir sozinho, peguei um travesseiro e deitei no sofá ao seu lado.. olhei pro seu rosto toda a noite, e implorei a Deus que o dia seguinte fosse melhor pra todos nós. Ainda nesse periodo, antes de ir pra São Paulo, sentamos o Vitor na cama um dia pra tomar banho.Sem a gente perceber seu pé encostou no sabão que havia derramado no chão, e levou o seu corpo com 40 kilos a mais a escorregar pra fora da cama. Sem controle nas suas pernas, nem sustento na coluna, eu, mamãe e papai tentamos coloca-lo de novo na cama, foram segundos desesperadores, pareceu durar 45 minutos. Conseguimos coloca-lo na cama depois de gritos de dor e muito esforço. Naquele dia, recebi um abraço em prantos do meu pai que nunca vou esquecer. Apesar de tanta dor, no final das contas, o que fica fácil perceber é que  quem nos fortalece é certamente Jesus. Não a religião, a igreja.. mas aquele amigo mais íntimo: Jesus! 

Tem tanta coisa sem explicação que a gente vive, por exemplo a doação e o amor que algumas pessoas sentem por nossa família, mesmo sem conhecer cada um pessoalmente; isso me comove profundamente, o cuidado de Deus em nos fazer sentir amados até mesmo por desconhecidos. Nunca poderiamos imaginar que um dia a vida do Vitor alcançaria países diferentes e comoveria corações duros de tanta gente. As vezes paro por algumas horas pra pensar nesses quase nove anos, foram montanhas russas de sentimentos constantemente, mas nada, nunca, permitiu que nossa familia se afastasse, nossso amor apenas cresce, e nos fortalecemos juntos, a cada dia. 

As vezes a gente se reunia na sala pra chorar juntos, e em uma dessas vezes, papai sugeriu que a gente decorasse o Salmo 103. Fazem mais de sete anos e até hoje sei cada palavra daquele Salmo, acreditei que me ajudaria a gritar pra Deus o que eu sentia. E ajudou. "Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre, a Sua bondade permanece, passando de pais a filhos."

Hoje continuamos na batalha, derrotando gigantes dia após dia, e contando sempre com a fé de todos vocês e a esperança que Deus cuidará de nós, como fez até agora.

Deus abençoe, todos vocês.

Nathalia Lobo

5 comentários:

  1. Caraca, por mais que eu "ouça" freqüentemente notícias e informações acerca do assunto do Vitor, sempre coisas novas surgem e alguma nova forma de ver essa situação toda acaba surgindo.
    Pra mim tudo isso é uma prova de que Deus é um Deus forte! Creio que a força e a perseverança dos soldados de uma nação podem falar muito sobre ela. :P
    Tu é um exemplo pra mim, tampinha! O Vitor é um exemplo pra mim... Toda a tua família é!
    Po... Fique com meu abraço, minha orações e a ciência de que eu tenho orgulho de verdade em fazer parte dos exércitos da mesma nação de soldados valorosos feito vocês. :]
    Tamos aí! Poxa.. E a postagem... Tchê... haeoiuhioae
    No ponto! Muito boa, de vero! :P
    Abraço e fique com Deus! o/

    ResponderExcluir
  2. Não há nada que seja comparável à Vivência. Por mais que ouçamos e, até, compreendamos com o coração e a mente, jamais atingiremos a mais profunda vivência. A tua manifestação nos faz chegar perto de experimentar a beleza dessa historia. A minha oração é que Deus continue fortalecendo os corações de todos da família e nos ajudando a compreender com mais propriedade o que Ele quer nos ensinar com a VIVÊNCIA dessa família que amo. Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  3. Que a cada dia Deus renove as forças da sua família,Que Deus continue mostrando que e Deus de milagre para envergonhar o inimigo.

    ResponderExcluir
  4. Vc me emocionou com suas palavras verdadeiras e puras...eu vejo como n só o vitor, mas a família toda de vcs são pessoas especiais, anjos do Senhor mesmo. Deus escolheu a família perfeita pra receber essa riqueza q é o vitor. estamos sempre orando por ele...sei q ainda podemos fazer mais e queremos participar disso!Vcs são amados e queridos...q o Senhor abençoe imensamente vcs sempre!Laíse Tróccoli Faraon

    ResponderExcluir
  5. Amiga nem sei oque te falar, quanto amor vejo nas suas palavras, e isso é contagiante,sua família é exemplo pra mim de amor,de gente que coloca sua vidas nas mãos de Deus e confiam sabendo que ele tem o melhor, sempre!como eu preciso aprender isso ... Deus tá no controle de tudo, e eu tô com vc sempre, conta comigo! mal espero pra estar perto de você! Te amo muito!

    ResponderExcluir