domingo, 27 de março de 2011

Ciclo Vital, e daí?






A algum tempo vi uma reportagem no jornal sobre a minha família que dizia: "A familia Lobo é exemplo de fé e união, prova concreta de que quem sofre e reza junto, vence junto". Até no contexto acadêmico não é segredo, a família é a base de tudo, o "ciclo vital, primeiro grupo em que somos inseridos" . Mas e aí? e eu com isso? Que valor eu tenho atribuido a essas pessoas que me amam sem barreiras, que me repreendem por amor? Até pouco tempo eu me achava velha demais pra dar valor a família, e foi isso que me permitiu refletir tanta coisa, se achar bom o suficiente é a prova perfeita de que você tem muito a melhorar.

Eu acho Deus um cara fantástico, sabe? Eu tenho certeza que quando ele escolhia a que familia iamos pertencer Ele sabia que a coisa seria dificil (facilidade pra que, meu amigo?) E esse é o ponto, é facil ver o que a familia se tornou hoje, qualquer coisa é motivo pra ter vergonha, quanto mais se demonstra carinho, mais ridiculo parece, fora de moda. Bom mesmo é adotar amigos e chama-los de: família!

Isso não é um sermão, e nem um post cientifico, nem tão inteligente ou bem elaborado, mas é que hoje eu decidi parar pra pensar no lugar que meus pais e irmãos tem na minha vida e registrar isso aqui. Antes ou depois da faculdade? da vida profissional? do namoro? dos amigos? Fazer um album no orkut não é mais suficiente, meu povo, tem que ter amor incondicional.

Então, se estiverem entediados, parem de ler esse texto bem aqui, porque agora proponho a vocês, e a mim que relacionem o nome de seus familiares e pontuem pelo menos cinco qualidades de cada um. (não vai doer..)

Pai - é a pessoa mais dedicada pra as coisas de Deus que eu conheço, ele nunca se cansa de aprender, me dá um abraço tão firme que nem tenho vontade de largar, faz o melhor churrasco de Belém, e diz que me ama com a maior facilidade que eu já vi alguém dizer.

Mãe - Tem o coração mais doce que eu conheço, abre mão de tudo pela nossa familia, tem a força de uma leoa, nada a faz desistir, faz cálculos como ningiém da familia, tem a sabedoria de uma serva de Deus e ninguém consegue ser tão bom quanto ela no que faz.

Vivi - Nossa relação hoje me permite ver mil qualidades suas, certamente é a melhor irmã que eu tenho (e a única), tem uma coragem e garra indescritivel, não desiste nunca, seu empenho e inteligencia são incriveis o suficiente para torna-la reconhecida e disputada no ramo profissional, tem uma beleza espetacular, e é engraçada o suficiente pra tornar meus finais de semanas mais agradáveis, cuida de mim e investe no meu futuro com tanto amor que nem sei se mereço.

Vitor - Minha admiração por ele aflorou aos 12 anos, quando ele deitou na rede comigo e me contou sobre a doença, com um "vai ficar tudo bem" no final de cada frase, ele não é um super heroi e nem se preocupa em parecer com um, se orgulha de ser fruto do cuidado de Deus, fala bem a qualquer publico, tem um sorriso lindo, me chama de "neném" me fazendo sentir amada e cuidada pelo seu carinho, me defende e me esclarece duvidas como um bom irmão mais velho, incentiva meus sonhos como se fossem seus, foi abençoado por um cabelo que nunca vai precisar de chapinha, já passou por dores tão intensas que é dificil de acreditar que ainda tenha forças pra lugar, mas acreditem, ele tem!


Bom, a quatro semanas atrás eu conseguiria apenas relacionar defeitos deles; e hoje eu não entendo como isso aconteceu, considerando tudo que eles representam na minha vida, e o quanto investiram em mim, desde sempre. Eu nem entrei no mérito da religião nesse texto, porque sinceramente, eu acho que vai além disso. É quase questão de inteligência, vocês que me perdoem.. Tem crente morando na igreja, indo pra célula, pregando, sapateando, e amar a família que é bom.. nem pensar! E tem não cristão que trata mãe e pai como lixo, mesmo se achando dono da verdade e magoado o suficiente, acredite, você não tem esse direito!

Eu não sei se esse foi um post insignificante pra vocês, mas decidi (como sempre) publicar essas coisas do meu dia que me tornam viva, que me movem, e me motivam a crescer. Não custa nada, pelo menos me ajuda a refletir.

Nunca se achem bons o suficiente! :]


Deus abençoe, todos!

2 comentários:

  1. Creeeedo, pegou pesado! eoIAUoieHioueha
    Tamos envoltos num mundinho cheio de preceitos um tanto sem sentido.
    Pois é, a família é tão importante que é a instituição fundamental de todas as demais já alcançadas pelo homem. Eu a vejo sendo sempre banalizada, inclusive no mundo acadêmico, mas eu sei bem que as sociedades que quebraram a instituição familiar, e falo de grandes impérios, ruiram em seguida. É como dinamitar o alicerce de um prédio, não tem jeito.
    Quando aqueles babacas lentamente optaram pelas orgias e demais parafilias em lugar do casamento e instituição familiar dos quais antes se beneficiavam, se distrairam e desestruturaram. Qualquer historiador sério sabe que pôr grande carga da culpa nas orgias não é nenhum exagero. Perda total do senso ético, pra resumir.
    Banalização da instituição familiar, exaltação e irrestricão do sexo... Ow wait! Com que outra sociedade eles se parecem? hiuaoehoiuae
    O que me agrada lembrar é que ao que tudo indica essa nossa sociedade vai cair miseravelmente também.

    E claro que o post é significante! Eu diria mais, é de um gênero necessário!
    Manda ver! O mundo precisa! xD

    Bueníssimo, hermana! o/

    ResponderExcluir