segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Terapia




Cá estou eu, depois de uma tentativa frustrada de ler uns textos, pra falar de uma música, que me remeteu a algo que já não é mais novidade por essas bandas do blog. Pra quem não conhece, Resgate é uma boa banda gospel, com canções que falam sobre coisas da mocidade, com temas bem atuais. E vejam só, depois de tanto tempo sem ouvi-los, encontrei: A terapia!

Não sou tão previsível quanto pareço, segue a letra:


"Louco, bipolarizado
Eu desgovernado sem direção
Meio na contramão

Falso
Anabolizado
Completamente inchado numa ilusão
Pisando onde não tem chão

Quero me entregar na Tua terapia
No Teu reino, enlouquecer
Uma amostra grátis já me bastaria
Vou pra essa consulta sem meu relógio
Mas conto as horas pra Te encontrar"


Fiquei completamente assustada com a sabedoria do autor, sabe aquela coisa bem adolescente de "música da minha vida"? Achei umas curiosidades da letra que talvez interesse a vocês:

"O refrão é uma rendição ao Senhor. Alguém que se rende e se entrega totalmente a Deus nessa terapia, que está disposto a ser tido como louco para o mundo, “enlouquecer” no reino de Deus. Alguém que sabe que apenas uma migalha que cai da mesa de seu Senhor já lhe é suficiente, uma amostra grátis, já bastaria. Alguém que não tem hora nem pressa quando está na presença de Deus, e nessa consulta não se preocupa com relógio, mas conta as horas pra chegar na Igreja, pra ouvir a Deus e pra estar na sua presença."

Não se animem, o post tá só começando. É claro que um link com meu curso é evidente. Mas não tão superficial quanto parece. Fiquei pensando (de novo) em como é um desafio pra minha vida mesmo, todos os dias, naquela sala de aula. Começou a ficar mais forte semestre passado, a teoria veio bem em frente com algumas questões religiosas e eu digo pra vocês, que em algum momento eu me permiti duvidar. É difícil, gente! Não é tão simples negar por exemplo, que a Esquizofrenia é na verdade uma possessão demoníaca, um problema espiritual.. ou aceitar isso completamente. Imaginem-se, mesmo os fortes suficientes na fé, em Cristo.. bombardeados todos os dias com isso! É o teu futuro, depois de três anos, se você não assumir uma posição ao menos crítica, ou vai ser um péssimo profissional, ou vai ser infeliz. E isso eu não quero pra mim, de jeito nenhum. E aí, no meio dessa 3º Guerra Mundial que se formou no meu pequenino cérebro, no meio de um tiroteio, de neurônios sendo enviados para campos de concentração.. me vi perdida, sozinha, abandonada, injustiçada por situações.. e adivinhem a solução: TERAPIA!

Isso certamente é a coisa mais natural do mundo, principalmente pra um aluno de Psicologia, fazer terapia é se conhecer, o Psicologo nesse momento, de acordo com sua abordagem é apenas um facilitador, quem é dotado de respostas é o próprio indivíduo e isso não me parece uma má opção, ou coisa do diabo; querem saber o real problema nessa situação? Deus foi completamente ignorado no meu raciocínio nesse momento. Pra quem não entende isso, sugiro que não critiquem, não consigo imaginar meus professores concordando com minhas conclusões, mas entendo e sei da importância de Deus na minha vida, e em tudo que eu vivi até hoje. Fiquei completamente desesperada por terapia, "eu preciso me tratar, ou vou enlouquecer" Quem dera eu tivesse decidido enlouquecer nas coisas do reino de Deus antes de me ver sem chão. Quando vi a música, me senti uma idiota. Quanto mais eu pensava em terapia, mais frustrada ficava (meu plano médico só cobre psiquiatria, e o custo de um Psicólogo particular meu bolso não pode pagar - que ironia, não?) Deus prontinho pra me dar uma amostra grátis, e eu completamente míope pro seu amor. Eu não lembrava a ultima vez que tivesse contado as horas pra encontrar Deus na igreja, no meu quarto, no carro indo pra faculdade, ou no ônibus lotado.

Eu amo Psicologia, tenho certeza que Deus me colocou lá por um propósito, e eu falo de Deus e de Psicologia sem medo, mesmo! Ciente que meus clientes não vão ser prejudicados por isso! Mas o que mudou na minha vida hoje é minha posição diante de tudo isso, da responsabilidade que me cabe, e da cobrança que eu mesma me permito fazer, pra que ser diferente não seja um bicho de sete cabeças. Se a mudança não começar por nós, por mim, que valor tem tanta indignação?

3 comentários:

  1. Maaas tchê! ieaouhioaeuhiue
    (pressentindo que esse comentário vai manter a regra e ser quase uma sub-postagem, de tão extenso.. iaehioueah)
    Maana, eu to com um rascunho salvo de uma (duas em uma) postagem sobre a minha "crise na vida acadêmica", e tenho que dizer que se assemelha a isso aí! :P
    Antes de dar a opinião sobre o texto em si, vou te contar que ja parei muito pra pensar nessa questão das doenças mentais, e olha, eu não creio que seja tudo espiritual, se levarmos em conta a conotação mais usada da palavra.
    A humanidade decidiu viver alheia a Deus desde o início, e vem pagando o preço, se abstendo da perfeição que antes lha era proporcionada, e por conseqüência da incorruptibilidade que tinha. Conheci um senhor de idade (que pregou o evangelho ao meu pai) tornar-se literalmente insano após a velhice. Não foi possessão, o cara sempre foi fiel a Deus! Mas doenças e transtornos mentais existem, e tentar tratá-los eu nunca vou considerar um erro.
    A queda provocou corrupção física e espiritual no homem. Se considerarmos toda a esquisofrenia uma possessão, creio que deveríamos também assim considerar o autismo, e aí eu já não saberia o que dizer daquelas crianças que o adquirem em virtude de partos prematuros nas dificuldades neurológicas decorrentes dos mesmos, por exemplo. O mundo anda perdido, transtornos de todos os tipos afetam os homens, e muito disso é em virtude da corrupção advinda do pecado (não sei se me fiz entender direito nas opiniões aí :P).
    Claro que o espiritual existe, e esse conhecimento é o teu trunfo diante desse mundo de pensadores no qual tu ta te inserindo!
    Eu gostei do teu texto! Mesmo! O blog ja no início me agradava, mas tu tá ficando treinada na coisa! iuhaeioheaiu
    Parabéns, hermana! :D
    Agora vou lembrar de conferir as atualizações daqui com mais freqüência, acredite! o/

    ResponderExcluir
  2. Por que temos essas perguntas amiga? Por que tudo não pode ser simples e fácil? Acho que ai não teria a mesma graça né? Mas penso que não precisava ser uma duvida tão grande, de mexer com as nossas cabeçaszinhas. Esse semestre eu tenho estado numa situação que não sei o que é. Falta de vontade de ir pra aula, de prestar atenção, de ler os textos, e de até mesmo de começar os trabalhos. Minha mãe chamou de 'Crise de identidade cursal'. Pior é que eu não duvido disso, essa parte é a pior :\
    Preciso de terapia URGENTEMENTE amiga, pra ver se eu consigo me colocar no trilho de novo, e continuar essa jornada.
    Liga pro CCGT amiga, é 40 reais cada sessão. Perto dos preços normais, isso é mais real né?
    Saudade.

    ResponderExcluir
  3. Deixe-me só fazer mais um comentário:
    Essa música é o máximo! xP

    ResponderExcluir