domingo, 11 de julho de 2010

A injusta graça de Deus




Eu ia postar sobre outra coisa, mas reencontrei uma amiga hoje e tenho certeza que tinha que me fazer pensar um pouco sobre isso, pelo menos enquanto escrevo. A alguns dias, li um artigo que o meu irmão imprimiu com o título do post de hoje, fiquei curiosa e segue abaixo a explicação, pra quem acreditou ser um absurdo:

"(..)Justiça, é dar aquilo que lhe pertence, é dar às pessoas aquilo que elas merecem, sejam boas ou más. E o conceito de graça, contrariamente, é favor imerecido. A pessoa recebe algo sem merecer ou sem ter feito algum esforço para tanto. É um presente, uma dádiva. Justiça é direito. Graça é favor. Justiça é merecimento. Graça é desmerecimento. Baseado nisso é que se afirma categoricamente que a graça de Deus é injusta e a justiça de Deus é ingrata, pois uma é contrária a outra. Afinal, se a graça do Criador não fosse injusta ela não seria graciosa."

Parece confuso, mas me fez pensar, especialmente num dia como hoje, nessa coisa as vezes sem explicação que é a Graça de Deus! Desde crianças, como foi dito no texto, decoramos que "graça é um favor não merecido", mas sentir isso na pele, é certamente surreal. Eu descobri que felizmente a graça de Deus transcende nossa barreira emocional, nossos medos, teimosias e dúvidas. Na verdade, isso é graça! Imagine-se humilhando alguém por dias, menosprezando, esquecendo, ignorando, diminuindo e sempre deixando claro que se acha superior, até que um dia, esse alguém bate a sua porta, e te oferece aquele presente desejado a anos! Wow! Dá pra acreditar na possibilidade disso? Se isso parece tão confuso pra você, quanto pra mim, entenda: Misericórdia e Amor! São as únicas explicações que me surgem agora! Não consigo pensar em nada além disso, já foi claro, merecido não é! Não adianta tentar se convencer que sim, é impossível, ninguém merece um presente incrível agindo como um louco, errando infindáveis vezes.

Conversando com a amiga do inicio do post, fiquei absurdamente feliz pela mudança de Cristo na sua vida! Um processo lento, e até doloroso transforma nossa vida numa coisa divertidissima, se você quer ser considerado um ninja, tem que experimentar! Eu entendi hoje que Deus é um cara que sabe o que faz! Conhece nossa vida como ninguém, e não brinca em serviço. É assim, inteligente como ninguém nesse planeta. Se preocupa e cuida tanto da gente, que muda a nossa história no último minuto, quando aos nossos olhos, parecia impossível. Conversamos sobre como Deus ouve o que pedimos, e quando necessário, faz o que for preciso pra que se entenda a Sua vontade Soberana. Deus virou a vida dessa amiga de cabeça pra baixo, e vejam só, vai ser divertido! É GRAÇA! Foi um presente cheio de amor e misericórdia que chegou pra mudar tudo! Pra limpar as impurezas, as dúvidas e tudo aquilo que não nasce no coração de Deus e insiste em fazer parte da nossa vida. E tem mais: absolutamente nada foi concedido porque em algum momento, a alguns anos ou no ultimo minuto foi feito, nenhum ato de caridade, nem uma palavra bem dita, nem um dinheiro bem gasto.

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé!
E isso não vem de vós, é dom de Deus.." Efésios 2:8

"Então, quando Senhor nosso Deus tiver feito isso, não vá ficar pensando :
'o Senhor nos ajudou porque somos bons!' " Deuterônomio 9:4


Deus! é incrível! É o suprasumo do amor! É de tirar o fôlego! Tudo isso porque em meio a uma luta carne x espiríto Deus se levanta e diz 'tudo bem, eu lhe dou isto'! É melhor que ganhar na loteria, pessoal! O que a gente precisa mais? É claro, não somos tão burros, e quando recebemos essas dádivas, quebramos nosso coração em pedaços e aceitamos reconhece-lo como o maioral da nossa vida, o dono, e abrimos mão do ritual de pecados de todos os dias, para viver uma vida santa, pura. Eu realmente estou muito feliz pelas bençãos que Deus vai conceder a alguém que eu amo muito, é uma injeção de ânimo pra minha vida, e é visível, quase palpável! Ele quer, Ele faz, Ele restaura, Ele concretiza! Do jeitinho mais doce e puro que existe, o resultado não pode ser menos que incrível. Acredito hoje ir dormir motivada pra o que Deus propor pra minha vida, não há dúvidas de que isso sim é o melhor. Propor a si mesmo mudança de caráter é uma tarefa difícil, mas o que vem depois e impagável. Vale mais que essa vida todinha! Viver pra Deus dá sentido a esse mundo! A essa vidinha mais ou menos aqui na terra! Chega dessa ladainha de sempre, tem que viver!


"Mas o evangelho, pasmem, é repleto de
absurdos se analisado segundo a lógica humana.
A salvação e a obra de Cristo não é baseada na
forma de pensar terrestre. Os atos divinos são
incoerentes com o pensamento do homem.
É por isso que o evangelho é loucura
para todo aquele que crê!"

Um comentário:

  1. Ninja!
    De fato Deus é um cara um tanto surpreendente! xP
    Não há nada que pague os favores de Deus, nada que pague a Sua graça! Mesmo que pagássemos com a nossa alma, ainda estaríamos em dívida, pois além das graças que Ele dá, pagou por ela também. E ele continua doando, doando e doando. E nem por isso deixa de nos dar mais e mais. :P
    E mesmo com a nossa vidinha medíocre, Ele mostra amor e apreço sempre, sempre e sempre.
    É verdade, nosso pequeno esforço humano não deve ser um pagamento, mas uma pequena demonstração de gratidão sincera. É o mínimo que dá pra se fazer depois de toda essa vida de aventuras - vida eterna de aventuras! - que Ele nos oferece.

    Repito: Ninja, mana!
    Me fez pensar também! :]
    Ótimo post!

    ResponderExcluir