terça-feira, 15 de junho de 2010

O enigma do tempo.






O post de hoje se segue em um tema sugerido por minha mãe após uma conversa no carro, preparem-se. Primeiramente, no último domingo, minha família foi a um casamento lindo, depois, nos despedimos de quem ia para um caminho diferente, uma dessas pessoas é a minha cunhada Rafaela, tudo parecia tão bem, levamos ela até o carro numa bagunça típica, todos riam ao mesmo tempo dos comentários delicados do meu irmão e o clima não podia ser melhor. Quinze minutos depois (é, eu disse quinze!) a Rafaela liga para o meu irmão dizendo que havia sido assaltada por vinte rapazes que tiraram ela do carro e levaram tudo (exceto o carro, pela graça de Deus), a correria foi enorme, e seguimos acordados até que algum progresso se fizesse à respeito das coisas que ela perdeu. Ignorando os detalhes dificéis, no caminho de volta para casa eu vim pensando na complexidade que é tudo isso. Pensem comigo, tudo estava perfeito, ninguém sentiu "uma pontada", ninguém pensou em acompanha-la, ninguém agiu diferente do que sempre se faz, normal, tudo perfeitamente normal, até que em minutos um "mundo" vira de cabeça para baixo.

Sendo assim, decidi ler um pouco sobre o tempo de Deus, e o tempo dos mortais, e pelo menos me fazer raciocinar um pouco mais sobre isso:

Tempo no Priberam é: Prazo, demora. Então, vamos começar com o tempo para os homens. O homem desde sempre dividiu o tempo em um calendário ou um relógio, e a partir disso nossas vidas foram regidas de acordo com o que estas coisas definiam, um dia tem 24hrs, o ano 365 dias.. O tempo Chronos! Diante dessa loucura decidida por quem não sabe de nada, construimos a nossa história de vida; baseados em sequências, rítmos, e momentos certos, os nossos momentos. Esperar virou um sacrifício, qualquer tipo de demora já nos é "perda de tempo". O ônibus sempre atrasado, a faculdade que é longa de mais, o jantar que nunca chega .. e a vontade de Deus que "demora demais" a se cumprir.

Tempo para Deus: "Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz." Diante disso, todos nós cristãos sabemos que Deus é atemporal. Quando eu quero que alguma coisa aconteça logo, dificilmente posso esperar que Deus faça ela nesse momento, não por não querer, afinal Ele nos quer bem, a questão é que um dia pra mim podem ser dois anos pra Deus. Até aí, tudo bem! Escrever e concluir essas coisas é muito fácil, agora, como viver?




Fico pensando em como é difícil isso, para pessoas que sofrem de alguma doença, por exemplo, quanto tempo esperar pelo tempo de Deus? em meio a essa espera tem o sofrimento, a angústia de não "ouvir" nada, a ansiedade, o medo. Pra nós, cristãos .. isso é mais ainda perturbador, normalmente segundo o que a igreja tem pregado nós só somos santos se ouvirmos "de primeira" o que Deus quer. "esperar 8 anos para Deus decidir alguma coisa? é pecado". Confesso que no ápice de minha ignorância e talvez falta de fé, não sei até que ponto tais coisas são reais. Por isso me esforço pra pensar mais no que Deus decidiria do que no que homens pensam ser melhor. Agora, convenhamos .. esperar não é pra qualquer um. Esperar cansa, e se não bem administrado, enfraquece. Eis o ponto! A única forma de esperar ser algo até divertido, é pensar que o que estar por vir é realmente bom. Se entre nós, humanos, é assim .. entre nós e Deus pode ser "o que Ele decidir vai ser o melhor, independente do tempo que se espere" .. se não faz sentido pra vocês, eu tenho funcionado desse jeito ultimamente. É nessa verdade que eu tenho me apoiado, caso contrário, o chão não teria ainda voltado pra baixo dos meus pés. No mais, eu prefiro não interferir no que já estava decidido desde sempre, minhas decisões e esperas precisam ser regidas pelo maestro da minha vida, de outra forma, é tudo pó.


Um comentário:

  1. Nossa amiga, a Rafa foi assaltada?Belém realmente tá o perigo em pessoa :s
    (Teux textos me fazem refletir tanto amiga, orgulhinho de ti escritora)
    Te Amo.

    ResponderExcluir